O conceito de filosofia abrange o estudo dos problemas fundamentais relacionados à própria existência, ao conhecimento e à verdade. Transcendendo esse conceito ao mundo empresarial, a atuação do Direito Preventivo, apesar de não se tratar de uma matéria específica do Direito, envolve o acompanhamento do empresário em suas atividades diárias e dentro de suas necessidades, fazendo com que este repense sempre sobre seu negócio e sua forma de atuar junto ao mercado e para que trabalhe ao máximo a formação de uma cultura organizacional voltada à aplicação das regras legais a favor de seu negócio.
A prevenção jurídica procura demonstrar ao cliente a importância de uma qualificação em sua gestão empresarial, por meio do uso dos instrumentos jurídicos necessários à otimização de suas atividades.
Importante alertar que o Direito Preventivo é a base e sustentação para a correta aplicação de todas as ferramentas inerentes às demais áreas do Direito. O empresário deve agir com prevenção em todas as suas áreas de atuação, societário, trabalhista, tributário, médico, contratual e principalmente na aplicação de um correto planejamento sucessório e proteção patrimonial.
Por fim, a pergunta que sempre resta ao empresário é a seguinte: é preferível fazer uma gestão dos riscos de seu negócio, ou seja, agir de forma preventiva, ou uma gestão de crise, que seria agir por meio do ajuizamento de ações ou defesa em processos judiciais e administrativos?
O que seria mais benéfico à empresa, menos oneroso, menos dispendioso e com melhores resultados, evitar o litígio com uma competente atuação jurídica preventiva ou optar por uma lide judicial e que vai consumir tempo, dinheiro e muita energia do empresário e seus colaboradores?
A expertise dos nossos profissionais, que possuem conhecimento profundo, inclusive na área de gestão de empresa, permite uma visão sistêmica do negócio do cliente e uma análise, de forma perspicaz e eficaz, do impacto jurídico das decisões tomadas e das consequências destas em todas as áreas do direito relacionados a qualquer empresa.
A sensibilidade destes profissionais, que procuram sempre tratar o cliente de forma humanizada, buscando compreender e mapear exatamente o perfil do cliente empresário, se mais arrojado ou conservador, permite que a decisão seja mais assertiva na condução de seus negócios focando sempre o melhor resultado.